LEIAM!

É essa a mensagem. Simples assim! Leiam! O mundo exige da gente. Nossos alunos necessitam. Sem ler, fica difícil adquirir todo o conhecimento possível. Devemos nos dar a oportunidade de lermos sobre qualquer coisa que seja. Pode ser receita (conheceremos algo novo). O rótulo de um produto. Cartazes, revistas, livros... Dessa maneira poderemos viajar o mundo... E carregá-lo em nossas mãos.
A população das Américas não têm o hábito de ler. E como professores devemos ser o exemplo para as crianças. Como também incentivar aos pais. Não sou a favor de "provinha" para saber se o aluno leu o livro. Sou a favor de dar oporunidades para que ele leia. E quando pedir para seu aluno ler, você também deverá ler. Somos a referência.
Recebi em minhas mãos um livro de Machado de Assis - Conto de Escola. Após fazer a leitura - e devo admitir que adoro as obras do autor - arrisquei-me pedir aos meus alunos que também a fizessem. E junto a um adulto. Através do conto as crianças tiveram contato com um texto descritivo e antigo, portanto com palavras difíceis de um Português rebuscado. Ótima oportunidade de introduzir o dicionário na prática pedagógica. Além disso, o adulto que acompanhou a tarefa deveria lembrar e contar sobre sua vida escolar - uma outra época, afinal.
Ora, os pais dificilmente leem para os filhos. Os filhos reclamam da sua vida escolar. Os pais se alteram quando não recebem um material de escola, ou o uniforme, ou a merenda não está agradável, pois seu filho vive reclamando. Mas se esquecem que na sua época não tinha nada disso. As crianças acabaram percebendo isso também e passaram a dar mais valor às tarefas da escola.
Uma simples leitura. As crianças gostaram e motivaram - mesmo que forçando - seus pais a lerem. O tema trouxe lembranças de um tempo antigo. Planejamento cumprido, objetivo atingido!
Por isso, leiam!

No Response to "LEIAM!"

Postar um comentário

Qual sua opinião?

Reflexão

"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas." - Provérbio Chinês

Powered By Blogger